Acupuntura

Auriculoterapia



Acuputura
Acunpuntura Yi Dao

Acupuntura uma técnica milenar comprovada cientificamente

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, a doença é causada por um desequilíbrio energético que quando não é corrigido poderá causar problemas de saúde agudos ou crónicos, consoante o grau de gravidade.O objetivo primordial da Acupuntura será corrigir esses desequilíbrios energéticos de modo a restabelecer o normal fluxo de energia, eliminando naturalmente a parte sintomática.Uma sessão de Acupuntura poderá demorar em média uns 30 minutos onde se poderão associar outras técnicas relacionadas com a Acupuntura, como a Moxibustão, electroestimulação, Laser, ou ainda a aplicação de calor local via lâmpada infra-vermelha.

Veja as dúvidas mais comuns sobre Acunputura:

O que é a acupunctura?

É uma prática terapêutica muito antiga, património da cultura chinesa, que consiste na introdução de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo a finalidade de regular a circulação energética e tratar perturbações de saúde específicas. Estes pontos foram detectados e registados pelos Chineses ao longo de um período de vários milhares de anos. Recentemente, pesquisas electromagnéticas confirmaram as suas localizações.

 

Usam-se agulhas descartáveis?

Evidentemente só usamos agulhas descartáveis!

 

A acupunctura dói?

A acupunctura provoca sensações diversas mas a dor é muito ligeira é quase inexistente. Nos bébés, crianças e pessoas que não gostam de agulhas utilizamos a estimulação dos pontos de acupunctura através de Moxibustao.

 

Tenho medo da acupunctura (de agulhas!), de que outros modos me podem ajudar?

O medo da acupunctura é muito frequente nas pessoas que nunca fizeram acupunctura mas após o primeiro tratamento a generalidade das pessoas sente-se perfeitamente à vontade. Nem todos os tratamentos exigem a utilização de agulhas. Frequentemente as agulhas podem ser substituídas por pequenos eléctrodos iguais aos que se usam para fazer um electrocardiograma. A Moxibustao é outra alternativa óptima ao uso de agulhas nos pontos de acupunctura.

 

A quem se aplica a acupunctura?

A toda a gente. Bebés, jovens, grávidas, adultos e idosos beneficiam da acupunctura, quer para manter a saúde quer para a recuperar.

 

A acupunctura é melhor para manter a saúde ou para tratar das doenças?

A acupunctura é uma prática muito eficaz para prevenir doenças porque equilibra a energia do organismo e aumenta a nossa resistência às agressões, trata muitas patologias com êxito.

 

Provoca dor?

Se o praticante obteve um estímulo correcto com a agulha, o paciente deverá sentir uma certa cãibra, peso,distensão, formigueiro ou sensação eléctrica, quer à volta da agulha quer subindo ou descendo o meridiano afectado (canal de circulação de energia). Na língua chinesa a Acupunctura é bu tong, sem dor. Algumas culturas Ocidentais podem classificar estas sensações como tipos de dor. Em qualquer caso, se experimentar algum desconforto, será habitualmente ligeiro.

 

O que devo saber acerca dos tratamentos propostos?

O seu terapeuta explicará a natureza do seu problema, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, bem como o tratamento que recomenda. Deverá analisar consigo os benefícios e limitações do tratamento proposto, bem como as outras opções de tratamento existentes, quer praticadas por ele próprio quer por outro terapeuta ou por um médico.


A acupunctura ajuda mesmo a emagrecer?

Sem dúvida. A Acupunctura e a Fitoterapia ajudam saudavelmente a emagrecer - regulando o apetite, elevando o metabolismo e equilibrando o psiquismo permitem perder cerca de um quilo por semana sem riscos para a saúde. Praticamos também uma técnica de eliminação de gordura localizada e de celulite, denominada de electrolipólise adipocitária, que será explicada mais a frente.

 

A acupunctura ajuda mesmo a deixar de fumar?

Sem dúvida; a acupunctura e a fitoterapia ajudam muito a deixar de fumar; para muitos torna-se fácil deixar de fumar, para outros apenas menos difícil mas ao seu alcance.

 

Qual a intervenção que a acupunctura pode ter na reabilitação do toxicodependente ou do alcoólico?

Pode ajudar muito. Após a desintoxicação, a acupunctura, equilibrando o organismo, permite elevar rapidamente o nível das endorfinas, diminuindo assim a probabilidade da reincidência. A medicina chinesa pode ser um auxiliar precioso na reabilitação do toxicodependente e do alcoólico.

 

A acupunctura tem efeitos secundários?

Não. A acupunctura, desde que correctamente praticada, é isenta de quaisquer efeitos negativos.

 

Como funciona a Acupunctura?

A Medicina Moderna Ocidental não consegue explicar como funciona a Acupunctura. A Acupunctura Tradicional baseia-se nas antigas teorias Chinesas acerca do fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue), através de meridianos ou canais específicos que cobrem o corpo de forma semelhante aos nervos, veias e artérias. De acordo com a antiga teoria, a Acupunctura permite que o Qi flua para áreas onde está Deficiente e para fora das áreas em que se encontra em Excesso. Desta forma, a Acupunctura regula e restabelece o equilíbrio energético harmonioso do corpo. Em Chinês existe um ditado: "Não há doronde há livre fluxo; se há dor não há livre fluxo”.

 

A que profundidade penetram as agulhas?

Depende da natureza do problema, da localização dos pontos seleccionados, da estatura, da idade e da constituição do paciente, bem como do estilo ou escola do acupunctor. Usualmente as agulhas são inseridas a uma profundidade entre 7 e 30 milímetros.

 

As agulhas são seguras?

A melhor prática entre os acupunctores actuais é a utilização de agulhas esterilizadas na origem, embaladas individualmente e descartáveis. As agulhas não devem ser guardadas e usadas novamente em tratamentos posteriores do mesmo paciente. Isto elimina a possibilidade de transmitir doenças contagiosas por uma agulha contaminada.

 

A Acupunctura é compatível com os cuidados médicos?

A Acupunctura é perfeitamente compatível com os cuidados médicos convencionais. Para os alterar ou prescindir deles deve consultar o seu médico e conversar sobre isso com o seu terapeuta. A colaboração e complementaridade entre ambos assegurará para si os melhores resultados.



Enviar Email
Contacte-nos